Global Media Group, Capgemini, Weir Group, CMS CORUM XL
Glasgow - Reino Unido
- Adquirido em: 24/04/2024
- Preço (incl. impostos e outras despesas): 56 M€
- Rentabilidade: 8.8%
- Contruído em: 2015
- Área: 13323 m²
- Tipologia: Escritórios
- Prazo de locação: 6.2 anos
Edíficio
Aqui está um edifício que não passará despercebido, Com o seu aspeto de “mini arranha-céus”, o 1 West Regent Street destaca-se entre os edifícios de arenito vermelho típicos do centro da cidade de Glasgow. Do alto dos seus 10 andares totalmente envidraçados, a última aquisição do CORUM XL domina o coração da principal metrópole da Escócia e a terceira maior cidade do Reino Unido, depois de Londres e Birmingham. O último andar oferece a melhor vista panorâmica que encontrará em Glasgow. Aos seus pés, toda a cidade se desenrola, a 360°: o bairro central de negócios onde o edifício foi erguido em 2015, a rua pedonal Buchanan Street e as suas muitas lojas, o Farol, uma espantosa torre de farol construída no século XIX e agora um centro cultural, bem como o sumptuoso edifício da Estação Central; mais adiante, o rio Clyde e os muitos parques da cidade.
Construído em 2015, o 1 West Regent Street ostenta vários rótulos que atestam a sua qualidade ambiental (para os conhecedores, a certificação BREEAM “Muito Bom” e a Certificação de Desempenho Energético A para os seus espaços de escritórios). Outro dos trunfos do edifício é a sua acessibilidade. Situado a menos de 700 metros da Central Station e da Queen Street Station, é também facilmente acessível de carro e está rapidamente ligado à rede rodoviária da Escócia através da autoestrada M8. O Aeroporto Internacional de Glasgow fica a apenas 13 km de distância. Uma localização estratégica para qualquer empresa que pretenda instalar-se no coração de Glasgow.
Com 12.500 m2 de escritórios, 800 m2 de comércio no rés do chão e 40 lugares de estacionamento cobertos, o edifício acolhe nove arrendatários, com um compromisso médio de mais de 6 anos. Os arrendatários pagam a totalidade das despesas de manutenção do edifício.
O arrendatário
O edifício está totalmente ocupado por nove arrendatários de alto nível que, na nossa opinião, irão gerar valor para as suas poupanças. Eis um olhar mais atento sobre alguns destes arrendatários:
O Global Media Group é um dos maiores grupos de comunicação social, parte da Global Media & Entertainment Limited, que detém algumas das principais estações de rádio do Reino Unido. A empresa opera nos setores da imprensa, rádio e digital. Durante quase 30 anos, o grupo organizou campanhas nacionais, regionais e hiperlocais para empresas de todas as dimensões e em todos os setores. Possui vários estúdios de gravação no nosso edifício para duas das estações de rádio mais conhecidas da Escócia (Capital Scotland e Heart Scotland).
Outro gigante internacional é a Capgemini, uma multinacional francesa de serviços digitais e de consultoria que responde às diversas necessidades das empresas em quatro áreas: estratégia e transformação, aplicações e tecnologia, engenharia e operações. É uma das principais empresas de consultoria do mundo, com presença em mais de 50 países, mais de 340 000 funcionários e um volume de negócios superior a 22 mil milhões de euros em 2023.
O Weir Group é uma empresa de engenharia cotada na Bolsa de Valores de Londres (LSE) desde 1946. Fornecendo soluções tecnológicas para os mercados de minerais industriais e mineração, o Grupo opera em mais de 70 países e emprega cerca de 14.000 pessoas. O Weir Group tem a sua sede no 10º andar do 1 West Regent Street.
O edifício é também a sede da CMS, um gigante no mundo dos advogados empresariais, com uma rede de 19 sociedades de advogados internacionais, 84 escritórios em todo o mundo e mais de 9.000 empregados. O Grupo presta serviços de consultoria jurídica e fiscal.
Ainda no domínio jurídico, a Shepherd and Wedderburn é uma das principais sociedades de advogados britânicas, fundada em 1768 e com sede na Escócia. Presta aconselhamento jurídico em todos os setores de atividade, bem como serviços a clientes privados e de gestão de fortunas, com especialização em energias renováveis e infra-estruturas. A empresa emprega cerca de 500 pessoas em 5 escritórios.
A Regus é um dos principais fornecedores mundiais de espaços de escritórios partilhados. Através das suas várias marcas, este gigante dos escritórios partilhados opera nada menos do que 300 locais no Reino Unido e cerca de 3500 em todo o mundo, com localizações em todas as grandes cidades e perto de centros de transportes. A Regus aluga espaços comerciais, bem como escritórios no primeiro e segundo andares do edifício recentemente adquirido pelo seu fundo.
Fundado em 2003, o Skyscanner oferece aos seus 100 milhões de utilizadores mensais um sítio Web gratuito e uma aplicação móvel que permite comparar voos, hotéis e aluguer de automóveis em todo o mundo. Subsidiária do grupo chinês de reservas de viagens em linha Trip.com Group, a empresa detém mais de 10% da quota de mercado do setor de pesquisa de viagens no Reino Unido.
Por último, a Ove Arup & Partners é um coletivo mundial de designers, consultores e engenheiros dedicados ao desenvolvimento sustentável. A missão dos seus 18 500 peritos espalhados por 140 países? Desenvolver um ambiente sustentável, encontrando um equilíbrio entre as necessidades de uma população mundial em crescimento e as capacidades limitadas do planeta. A empresa está ativa em grandes projetos no Reino Unido e emprega mais de 6.500 pessoas em todo o país.