- Adquirido em: 22/12/2023
- Preço (incl. impostos e outras despesas): 80.2 M€
- Rentabilidade: 6.48%
- Contruído em: 2014
- Área: 24553 m²
- Tipologia: Escritórios
- Prazo de locação: 5.9 anos
Edíficio
Após o seu primeiro investimento em França, em outubro passado, o CORUM Eurion prossegue a sua estratégia de diversificação com a aquisição de três edifícios em Montpellier, no sudeste da França. Conhecida pela sua história, arquitetura e clima ameno, Montpellier é um destino ideal. Se analisarmos os vários estudos de classificação das cidades francesas1, Montpellier surge geralmente no topo.
Perto do centro da cidade de Montpellier e no coração de um dos principais bairros de escritórios e serviços da cidade, os três edifícios estão situados no Parque Majoria. Anteriormente uma zona industrial ocupada principalmente pela IBM, o campus de Majoria foi transformado no final dos anos 2000 para oferecer um novo destino de eleição para os grandes grupos internacionais e as empresas locais em fase de arranque. Atualmente, o campus é um pólo de atração graças à sua localização estratégica, aos excepcionais jardins paisagísticos, ao espaço seguro e à acessibilidade.
Eis os três edifícios que se juntaram recentemente à carteira do fundo CORUM Eurion:
Le Patio: Com conclusão prevista para 2021, o edifício de escritórios e o seu parque de estacionamento interligado cobrem uma área de mais de 16 000 m². Oferece uma grande variedade de zonas de relaxamento e de terraços verdes. Como é sabido, o CORUM Eurion foi igualmente distinguido com o selo SRI (Socially Responsible Investment), o que implica uma dimensão ambiental e social em cada um dos edifícios que selecciona. É o caso do Le Patio, que recebeu as mais altas distinções no domínio, entre as quais a certificação High Environmental Quality (HQE) ao nível excelente, o rótulo R2S, que atesta a qualidade e o desempenho da rede informática, e o rótulo Effinergie, que reconhece a construção e a renovação com baixo impacto energético.
Le Cassiopée: Construído em 2014, este edifício de escritórios de 3 andares oferece espaços de escritórios modernos e luminosos, perfeitamente adaptados às necessidades dos ocupantes de escritórios. Ocupa uma superfície de mais de 6 000 m2. Tal como o Le Patio, o Cassiopée recebeu a certificação High Environmental Quality (HQE) pela sua conceção, bem como o rótulo ambiental britânico BREEAM Very Good.
Estes dois edifícios de escritórios beneficiam igualmente do acesso a um edifício de serviços no parque Majoria, que oferece uma série de serviços, incluindo um ginásio, um restaurante e um auditório.
O hotel: CORUM Eurion continua a diversificar a sua carteira com a compra deste hotel, construído em 2014. O edifício de 1.888 m² e 91 quartos atrai principalmente uma clientela de negócios, dada a sua localização. No entanto, dependendo da época, os turistas de lazer também chegam em grande número.
1. O Barómetro Loyd, o Great Place to Work, o Insee e a Ernst&Young publicaram relatórios em que Montpellier aparece em primeiro lugar ou, pelo menos, no topo da lista.
O arrendatário
Le Patio é a sede regional da empresa francesa Orange, um dos principais operadores de telecomunicações e serviços digitais do mundo. Em França, a Orange é líder de mercado, com 88% do país coberto por 4G. O grupo opera em 26 países e oferece os seus serviços a 296 milhões de clientes. As suas vendas atingiram 43,5 mil milhões de euros em 2022.
O Cassiopée é ocupado por dois grandes arrendatários: Egis e APEX Energies.
A Egis é uma empresa de engenharia francesa que opera nos sectores do desenvolvimento, dos transportes, da água e do ambiente. A sua ambição é conceber infra-estruturas e edifícios inteligentes que respondam aos desafios das alterações climáticas e melhorem a qualidade de vida das pessoas em todo o mundo. O Grupo opera em mais de 100 países, nomeadamente na Europa, Médio Oriente, Índia, América Latina, África e Ásia.
A APEX Energies é uma empresa francesa fundada em 1991 em Montpellier, especializada na produção de energias renováveis. Há mais de 30 anos que o Grupo implementa soluções de produção e gestão de energia para empresas e colectividades locais, a fim de reduzir a sua pegada de carbono e melhorar o seu desempenho energético.
Por fim, o hotel é inteiramente ocupado pela B&B Hôtels, uma cadeia fundada em Brest em 1990 e que está atualmente em expansão. Só em 2022, o Grupo terá aberto 45 hotéis em França, elevando o seu número total de estabelecimentos no país para 370, e quase 700 no total na Europa. É o segundo maior interveniente no setor da hotelaria económica em França, logo a seguir aos hotéis Ibis do grupo Accor.