O fundo CORUM XL compra 4 estabelecimentos de saúde no Reino Unido
Fieis à nossa estratégia de procurar as melhores oportunidades, o fundo CORUM XL está a diversificar os seus ativos com a aquisição de quatro estabelecimentos de saúde no Reino Unido. Esta é uma oportunidade para tirar partido dos pontos fortes do mercado britânico e do mercado da saúde.
Estratégia oportunista e de diversificação
O primeiro fundo diversificado no mercado a investir fora da zona euro e mesmo para lá do Atlântico (no Canadá desde 2020), CORUM XL continua o seu desenvolvimento no Reino Unido com a aquisição de uma carteira de quatro estabelecimentos de saúde em Kent e Sussex, duas regiões populares no sul de Inglaterra localizadas a menos de 100 km de Londres.
Estabelecido no Reino Unido desde 2017, o CORUM XL está a desenvolver a sua estratégia oportunista neste país: o fundo está a visar bons negócios ligados à queda dos preços no mercado imobiliário profissional, às perspetivas de rendas elevadas ou mesmo variações na libra esterlina (a carteira foi comprada com uma libra a 1,18 para o euro, e relembramos que a libra situava-se a 1,39 para o euro antes do Brexit), sem excluir nenhum sector. A aquisição destes quatro estabelecimentos de saúde proporciona agora uma nova oportunidade para diversificar os seus ativos.
Um investimento responsável
Entre os atrativos dos imóveis de saúde: o seu potencial de crescimento em relação aos desafios humanos do futuro, mas também a sua resiliência no meio de uma crise sanitária. Mas para o CORUM XL, como para os outros fundos CORUM, a atração de um sector não pode ser alcançada a qualquer preço quando o risco de reputação é elevado. Daí a adrenalina dos investidores nos últimos anos, fazendo com que os preços subissem a níveis sem precedentes. E como resultado, a ausência deste tipo de investimento na carteira dos fundos CORUM. Os recentes escândalos de Orpéa e Korian abriram um novo período, marcado pela desconfiança, com uma provável correção do preço e pela possível deserção dos investidores. E causaram um choque de reputação que se alastrou para o sector da saúde como um todo.
As condições deste mercado tornaram-se assim compatíveis com a estratégia do CORUM XL.
A aquisição desta carteira de 214 camas por 7.870 m2 cumpre o objetivo de desempenho não garantido do fundo CORUM XL (5%* por ano).
O arrendamento "triple net" (o arrendatário assume todos os encargos, incluindo obras estruturais), concluído por 25 anos, é também favorável ao CORUM XL. Exige que o arrendatário faça investimentos mínimos anuais por cama, sujeitos a indexação.
Qualidades éticas do inquilino
A carteira é arrendada ao Integrum Care Group (ICG) Ltd. A CORUM tem estado particularmente atenta aos valores éticos reivindicados por este operador e tem assegurado a sua gestão ética. A ICG destaca-se em particular pela sua abordagem socialmente responsável e pela atenção que presta ao bem-estar dos seus residentes. Todas as instalações do portfolio foram auditadas pela Care Quality Commission (o organismo regulador independente para os cuidados de saúde em Inglaterra, criado em 2009), cujo sistema de classificação, que foi tornado público, inclui quatro categorias: Excelente, Bom, Requer Melhoramento, e Inadequado. Três dos lares da carteira foram classificados como bons (muito poucos lares no Reino Unido são classificados ao mais alto nível). O quarto, que é mais complexo de classificar devido ao seu estatuto híbrido, metade casa de repouso / metade estabelecimento de cuidados de saúde, recebeu uma classificação Requer Melhoramento, mas isto não afetou a confiança da CORUM nesta propriedade. A comissão não identificou quaisquer deficiências na qualidade dos cuidados, mas sugeriu áreas para melhoria em termos de logística e feedback. O pessoal de cada um dos estabelecimentos é financeiramente incentivado a manter a boa classificação recebida, e a gestão é regularmente avaliada.
Esta carteira é o 60º investimento do fundo CORUM XL. Acrescenta-se a uma carteira já investida em 12 países e abre-a a um novo tipo de sector. Como lembrete, a capitalização do CORUM XL ultrapassa os mil milhões de euros, com 1.301 milhões de euros em 31 de Março de 2022, com mais de 32.000 investidores.
"Este novo investimento é uma oportunidade tornada possível pelo contexto dos meios de comunicação social, o que fará com que o mercado ganhe juízo. Contra a tendência atual, esta operação é uma oportunidade para diversificarmos os nossos ativos em condições financeiras que se tornaram aceitáveis no sector da saúde e sem comprometer os valores humanos. É assim que vemos a abordagem do fundo: através de ações concretas e comprometedoras, acompanhando o mercado quando este realmente precisa. Ao mesmo tempo que satisfaz a principal expectativa dos nossos clientes: o desempenho das poupanças que nos confiaram", diz Frédéric Puzin, Presidente do Grupo CORUM.
Os fundos imobiliários são um investimento imobiliário. São investimentos a longo prazo que não oferecem qualquer garantia de retorno ou desempenho e implicam um risco de perda de capital, os rendimentos não são garantidos e dependerão da evolução dos mercados imobiliários e da taxa de câmbio. O desempenho passado não é garantia de desempenho futuro. E os investimentos feitos pela CORUM XL não são garantia do seu desempenho futuro.
* Rendimento: taxa de distribuição, definida como o dividendo bruto, antes de impostos franceses e estrangeiros (pagos pelo fundo em nome do acionista), pagos relativamente ao ano N (incluindo dividendos provisórios excecionais e participação nas mais-valias distribuídas, 0,10% em 2021) divididos pelo preço de subscrição da unidade em 1 de Janeiro do ano N. Este indicador é utilizado para medir o desempenho financeiro anual do CORUM XL. Meta da taxa interna de retorno (TIR) de 10% ao longo de 10 anos. A TIR mede a rentabilidade do investimento ao longo de um determinado período. Tem em conta a variação do valor unitário e os dividendos distribuídos durante o período, bem como as taxas de subscrição e de gestão suportadas pelo investidor.