Na imprensa

Nicolas Troussel, skipper da CORUM, qualificou-se para a Vendée Globe 2020

A Vendée Globe é a única prova de vela em que os velejadores partem sozinhos e sem qualquer assistência para dar a volta ao mundo. É frequentemente comparada, em dificuldade, à escalada do Monte Evereste, a montanha mais alta do mundo. A Vendée Globe realiza-se a cada quatro anos e na última edição o vencedor demorou 74 dias e três horas a completar o percurso. No total, são mais de 40 mil quilómetros de prova, o equivalente à circuferência do planeta Terra, em que os velejadores navegam nos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico até regressarem ao ponto de partida.
Para se qualificar oficialmente, o velejador da CORUM percorreu em solitário 2 mil milhas marítimas (3.700 km, ligeiramente mais que a distância entre Lisboa e Estocolmo) no seu monocasco IMOCA 60 CORUM L’Épargne, num percurso validado pela direção da Vendée Globe. O monocasco de Nicolas Troussel tem mais de 18 metros de comprimento, 13 de largura e um mastro com quase 29 metros.


Frédéric Puzin, presidente da CORUM, explica que “como fundador e líder de uma sociedade gestora de poupanças, com mais de 50 mil acionistas em todo o mundo, questões como a performance, o compromisso e a gestão de risco fazem parte do nosso trabalho diário – e são também valores que desde o primeiro momento quisemos inscrever no ADN da CORUM. Na vela, encontramos valores idênticos, e no Nicolas Troussel o skipper ideal para levar os nossos valores a todo o mundo. Apoiamos o Nicolas há dois anos e tem sido uma enorme aventura acompanhar os seus treinos e as suas provas, é uma inspiração para todos nós na CORUM. Só quem acompanha de perto consegue perceber a enorme grandeza que é enfrentar a força dos oceanos, sozinho e sem assistência. E embora o nosso barco pareça enorme, com um design e uma tecnologia do mais avançado que há, a verdade é que podemos sentir o peso da enorme solidão que ele enfrenta em alto-mar numa prova como a Vendée Globe, que dura mais de dois meses”.


A Vendée Globe é também um desafio climático extremo já que vento e frio são uma constante. De salientar que apenas 167 velejadores participaram nesta prova, e ao espaço já foram mais de 500 astronautas. Daqueles velejadores, apenas 89 chegaram ao final da prova, nas suas 8 edições.


O skypper da CORUM, Nicolas Troussel, está “muito feliz por já ter conseguido a qualificação que valida o trabalho de meses de toda a equipa. Foi muito importante fazer estas duas mil milhas sozinho e num tão curto espaço de tempo para me habituar a manobrar o barco totalmente por minha conta. Poderei agora concentrar-me na preparação e optimização do barco, com a ajuda de toda a equipa, para estar pronto para a grande partida, a 8 de novembro”.

 

Fonte: Náutica Press