Na imprensa

Merchandising de eventos cancelados salta para loja solidária online

Nos festivais de música ou nos concertos, é comum encontrar bancas com t-shirts e outros artigos de merchandising para quem quer levar para casa uma recordação do momento e do artista. Porém, o que acontece aos artigos dos eventos que não aconteceram este ano devido à pandemia de COVID-19?

Uma nova campanha de solidariedade dá a resposta a esta pergunta, disponibilizando online os produtos que não puderam ser colocados à venda ao longo dos últimos meses. “Uncancel Collection” é nome do projecto, cuja receita reverte na íntegra para a União Audiovisual, através da conversão em cartões alimentares.

A loja online (disponível em www.uncancel2020.pt) pode ser visitada a partir de hoje e só fecha as suas portas virtuais a 15 de Dezembro. Tem em stock milhares de artigos, mas há sempre espaço para mais: marcas que se queiram juntar à iniciativa podem aderir e, assim, ajudar os profissionais da indústria audiovisual que se encontram há vários meses sem trabalho.

Neste momento, Rock in Rio, Nos Alive, Nos Primavera Sound, Vodafone Paredes de Coura, SBSR e Meo Sudoeste são alguns dos festivais presentes na plataforma. Juntam-se marcas como Worten, Super Bock, Corum Investments ou Sesimbra Natura Park. Do lado dos músicos, há merchandising dos Da Weasel e de Um Corpo Estranho, entre outros.

«Ao comprarem uma lembrança do evento que não aconteceu, os portugueses não estão apenas a comprar uma recordação de um espectáculo cultural ou desportivo que este vírus obrigou a cancelar mas estão, sobretudo, a ajudar os profissionais do sector na fase mais difícil das suas vidas. É uma forma de transformar o desperdício numa causa onde todos podem participar», explica João Ribeiro, managing partner da Stream and Tough Guy, agência responsável pelo projecto.

A “Uncancel Collection” conta ainda com a parceria da H2N, Nossa e Corpcom, em regime pro bono, e com o apoio institucional do Millennium bcp. O Minipreço também apoia, bem como os produtores e promotores Everything is New, Música no Coração, Ritmos e Rock in Rio. A CCA Law Firm é o parceiro jurídico.

Quem não quiser nenhum dos produtos disponíveis mas quiser, ainda assim, contribuir, poderá adquirir a t-shirt virtual “Uncancel Collection”. Trata-se de um donativo directo aos profissionais do sector audiovisual, que funciona também como conteúdo partilhável nas redes sociais de modo a divulgar e sensibilizar para a causa.

 

Fonte: Marketeer